domingo, 16 de junho de 2013

Situação de aprendizagem

Texto: Pausa de Moacir Scliar
Atividade para 9º ano
  • Antes da leitura
-Perguntar aos alunos o que eles entendem por pausa;
-Perguntar o que eles fazem quando querem dar uma pausa;
-O que costumam fazer aos domingos.



  • Durante a leitura
-Leitura compartilhada, com intervenções;
-Vocabulário, estudo das palavras desconhecidas pelos alunos;
-Explicação com perguntas sobrea palavra cais;
-Dando pausas, retomar o texto através de comentários dos alunos;
-Inferências questionando os alunos sobre o texto:
·         O que ele vai fazer no domingo?
·         Por que levou um lanche?
·         Você acha que ele vai encontrar com alguém?


  •  Após a leitura
-Após o texto colocar a música “Meu Reino – Biquíni Cavadão”, junto com a letra para  que os alunos encontrem semelhanças e diferenças da temática do texto na música;
-Escrever um texto sobre o que eles fazem num momento de fuga, pausa, tempo;
-Levantamento de hipóteses sobre o tema do texto, a mentira, a fuga, a necessidade de ficar sozinho e isolado;
-Escrita de um artigo de opinião com base nas hipóteses levantadas;
-Trabalho sempre em duplas ou pequenos grupos, comtemplando os alunos com maior dificuldade.




* É interessante levar várias imagens de Cais, para que os alunos conheçam esse ambiente e procurem nele características da temática do texto.




Um comentário:

  1. É uma ótima opção, para trabalhar em sala, pretendo aplicá-la em minhas aulas.

    Os alunos gostam de atividades que trabalham escritas em conjunto com a imagem e sons dando algumas pausas para reflexão.

    ResponderExcluir